• ATENDIMENTOS INDIVIDUAIS 2022-03-11T18:47:54+00:00

ATENDIMENTOS INDIVIDUAIS

É o caminho do yoga por excelência. Se queremos ir em busca ativamente de um processo profundo de autoconhecimento, buscando mudanças reais, isso só pode acontecer individualmente pois cada um de nós tem sua própria história para contar.

No yoga individual, professor e aluno se encontram dentro de uma frequência semanal ou quinzenal em atendimentos de uma hora de duração e nesses encontros eles conversam, praticam e estudam:

  • Conversam sobre as dores e alegrias da vida e como o yoga pode contribuir através da psicologia e filosofia do Yoga.
  • Praticam as posturas, respirações, técnicas de concentração e meditação.
  • Estudam os conceitos e textos que dão apoio a todo esse processo. 

As práticas não acontecem somente nos atendimentos, elas devem acontecer em casa principalmente. O professor, a partir da conversa com o aluno, cria uma prática para o aluno que busque desenvolver algum atributo físico ou que o ajude a lidar com alguma dificuldade na rotina, ou a compreender algum aspecto de suas emoções ou dificuldades que ele esteja vivendo. A prática pode ainda ajudar a fortalecer alguma característica mais fragilizada ou a criar novos hábitos.

Dentro dessa perspectiva, muitas atividades serão consideradas úteis para o desenvolvimento do aluno e não só as práticas formais de posturas, respirações e meditações. Atividades complementares do cotidiano poderão ser recomendadas como práticas importantes como caminhar, ler um livro específico, praticar algum esporte, alguma atividade artística, passeios na natureza ou cuidados com a casa como arrumar a bagunça, pintar uma parede e tantas outras coisas. Tudo depende das questões dos alunos e daquilo que precisa ser desenvolvido. 

A forma como isso tudo acontece muda de pessoa para pessoa e ainda muda ao longo do tempo para uma mesma pessoa. Por um tempo a pessoa pode se interessar mais em falar sobre suas questões familiares ou angústias do trabalho; em outro momento pode se interessar mais pelos estudos; em outro pelas práticas (formais ou complementares). Independente da forma ou sequência, esse caminho vai sendo construído pelo professor e pelo aluno, juntos.

Diretrizes para os atendimentos individuais

1 – Os atendimentos acontecem com uma frequência semanal ou quinzenal. Dentro do que for possível na agenda do professor, e para as possibilidades do aluno, o ideal é que se comece com atendimentos semanais e depois, se necessário, seja feita uma mudança para atendimentos quinzenais.

2 – O horário dos atendimentos é fixo e faz parte do compromisso do aluno com seu processo estar presencialmente no horário agendado ou disponível com seus equipamentos eletrônicos preparados para o atendimento online. 

3 – Os atendimentos online são feitos pelo aplicativo Zoom. No computador não é preciso instalar, mas no celular sim. Não é preciso pagar pelo aplicativo.

4 – O aluno precisará ter seu próprio tapete de yoga. O professor irá indicar corretamente o que deve ser comprado. Esse investimento precisará ser feito uma só vez, pois eles duram anos.

5 – O  valor para cada atendimento é de R$150,00 para o ano de 2022. Os pagamentos podem ser feitos por atendimento ou por mês, pós-pago ou pré-pago. Esse acordo deve ser feito com seu professor.

6 – Todas as faltas são cobradas e o valor mínimo para pagamento é de 50% do valor do atendimento ficando a critério do aluno avaliar a seriedade da falta e quanto pagará pela falta.

7 – Reposições poderão ser programadas mas dentro dos limites da agenda do professor.

8 – As faltas do professor não são cobradas.

9 – Nos feriados não há atendimento e caso o professor decida atender aqueles que tiverem interesse, as faltas em feriados obviamente não são cobradas.


“Atha yogānuśāsanam”

Esse é o primeiro verso do principal texto de yoga, o Yogasūtra, escrito pelo grande sábio Patanjali.

Ele diz que atha, nesse momento, agora que o aluno está disposto, começa o ensino autorizado, anuśāsanam, um ensinamento que vem sendo passado de professor a aluno desde há muito tempo, de yoga.