• O QUE É YOGA 2018-11-05T16:49:45+00:00

O QUE É YOGA

Yoga é um dos seis sistemas fundamentais do pensamento indiano conhecidos como darshanas, os outros cinco são: nyaya, vaisheshika, samkhya, mimamsa e vedanta. Darshana significa “visão” ou “ponto de vista” sobre nós, sobre a vida.

O yoga foi sistematizado como um darshana pelo grande sábio indiano Patanjali em sua obra “yoga-sutra”. Embora muitos outros tratados sobre yoga existam, o Yoga-sutra é o mais importante, significativo e certamente, a obra de referência para todos os que vieram posteriormente.

Existem muitas traduções possíveis para a palavra yoga pois antes de uma tradução literal do dicionário, yoga é um conceito que carrega em si um carga enorme de significados. Aqui nesse contexto, yoga será entendido como o direcionamento da atenção à atividade que está sendo desenvolvida. Todos já passamos pela experiência de estarmos desempenhando uma ação (como cozinhar, por exemplo), mas não se perceber presente no que está sendo feito. Enquanto cozinhamos pensamos no trabalho ou nos estudos, nos filhos ou nos estudos dos filhos! Nesse processo, cada porção da mente se ocupa de uma atividade e no final das contas, por mais que consigamos concluir o prato, queimamos alguma coisa, esquecemos algum tempero ou erramos a quantidade. Esse exemplo vale para culinária, trabalho, estudo, amizades, vida amorosa e todas as outras formas de experiência humana.

Yoga portanto, busca criar um estado em que estamos sempre presentes na ação que está sendo desempenhada no momento. As vantagens em nos mantermos atentos são claramente percebidas: cometemos menos erros à medida que nossa atenção se desenvolve. Percebendo nossos hábitos e condicionamentos no momento em que se manifestam, podemos tentar evitar repetir hoje os erros que cometemos ontem, em um processo de análise consciente de nossas ações.

Para alcançar esse estado de maior clareza e redução da confusão (essa que as vezes é tão intensa que nem a notamos) as práticas de meditação são essenciais. Aliás, a meditação é um dos pilares essenciais do yoga. Alguns dizem até mesmo que yoga é meditação.

Todos nós já passamos por situações em que sentimos a vida ruindo ao nosso redor, tudo parece dar errado ao mesmo tempo. É como dizem, “um problema parece nunca vir sozinho”. Também já vivemos situações em que tudo dá certo, tudo se encaixa, desde a vida profissional até a vida familiar. Quando passamos por essas situações, nos sentimos mais confiantes, leves e entusiasmados e queremos prolongar essa sensação ou voltar a vivê-la  quando ela se vai. Na primeira situação, somos tomados por confusão, desejos, raiva, cobiça, frustração, tristeza e desespero. Na segunda, vivemos o oposto disso, vivemos essa sensação de integração. Criar esse estado, requer uma série de atitudes que vão desde alterações na rotina, leituras e estudo, a exercícios físicos, técnicas de respiração e meditação.