• QUEM SOU 2019-07-09T22:36:48+00:00

QUEM SOU. POR ENQUANTO

Olá.

Meu chamo Ricardo Prates, tenho 40 anos sou casado com a Virgínia e pai da Olívia. Sou professor de yoga em grupo e individual.

Sou professor de yoga desde 2006 e fiz minha primeira formação em Yogaterapia pela Faculdades Espírita do Paraná em sua primeira turma reconhecida pela MEC como curso superior. O curso de dois anos e meio (com aulas de segunda a sábado) conta com disciplinas como anatomia, cinesiologia e pedagogia, além das disciplinas inerentes ao yoga como ásana, pranayama e meditação.

Como estágio da Espírita e depois com a continuação do projeto, tive a oportunidade de dar aulas por cerca de dois anos na Casa de Custódia de Araucária, um presídio de segurança máxima e na Colônia Penal de Piraquara, um presídio de segurança mínima, experiências que marcaram minha vida.

Durante o curso da Espírita e por alguns anos seguintes, tive a oportunidade de participar de vários cursos e Workshops com professores como Pedro Kupfer, Laura Packer, Glória Arieira, Akal Muret Singh e vários grandes nomes do yoga no Brasil.

Já dei aulas em grupo em diversos espaços pela cidade, inclusive no FAS (Fundação de Ação Social) para uma turma de pessoas acima dos 60 anos. Desde 2007 sou professor no Gandiva Yoga Ashram.

Nesse tempo todo fiz aulas de Hatha Yoga, Iyengar Yoga, Ashtanga Vinyasa Yoga, Kundalini Yoga, Power Yoga, Acro Yoga e sei lá quantos outros tipos nesse vasto cardápio do yoga contemporâneo.

Porém, ah porém… Tudo mudou quando conheci os professores Jorge Knak e Maria Nazaré Cavalcanti com quem tive meus primeiros contatos com a Tradição de Yoga de Krishnamacharya, lá em 2007. Através deles iniciei meu contato com uma tradição viva de yoga em uma linha de transmissão de conhecimento de professor para aluno com estudos constantes, acompanhamento e supervisão dos professores.

Os professores Jorge e Nazaré estudaram na Índia com os professores Desikachar e Kausthub, respectivamente filho e neto de Krishnamacharya, além de outros professores dessa Tradição. Atualmente o professor Jorge é aluno de Paul Harvey, um inglês que estudou por mais de 20 anos com T. K. V. Desikachar e de Srivatsa Ramasvami, aluno direto de Krishnamacharya com quem estudou por 33 anos. Desde 2007 faço aulas individuais com o professor Jorge Knak, além de diversos outros cursos em grupo promovidos por ele e Nazaré. Com eles, fiz minha segunda grande formação, um curso de 2 anos de Yoga na Tradição de Krishnamacharya.

Atualmente estudo filosofia Samkhya com meu professor Jorge Knak em encontros individuais. O Samkhya é uma linha de conhecimento irmã do yoga de onde surgem os fundamentos teóricos usados no yoga, ayurveda, vedanta e budismo.

Graças a sequência de professores que começa com Krishnamacharya, passa por Desikachar, Srivatsa Ramaswami, Paul Harvey, Kausthub e chega até Jorge Knak e Maria Nazaré Cavalcanti  que encontrei o Yoga como acredito ser sua forma mais completa. E é pelo esforço de todos esses professores que me dedico a manter viva a grande Tradição de Yoga de Krishnamacharya.

Atha yoganusasanam

“Agora começa o ensino autorizado de yoga”